domingo, 27 de fevereiro de 2011

Palestra com Cipriano Luckesi

No último dia 14, a nossa cidade, Nazaré-Bahia, foi premiada com uma palestra do Professor Doutor Cipriano Luckesi sobre Avaliação da Aprendizagem Escolar. Na ocasião, o mesmo abordou o tema, dando ênfase principalmente a distinção entre "exames" e "avaliação", conceituando avaliação como um levantamento de dados da qualidade da ação pedagógica e, por conseguinte, a tomada de decisão (intervenção na realidade), além de propor sugestões para a efetivação de uma ação avaliativa mais significativa e "construtiva".

Foto do evento



O Moreno

Já iniciei a escrita do meu segundo romance que será intitulado "O Moreno". 
O livro tem como personangem principal um homem chamado Manuel, apelidado de Moreno, nascido na zona rural e que após mudar-se para a zona urbana vivencia as diversas dificuldades e vicissitudes desse "outro mundo". A narrativa intercala momentos cômicos e comoventes.

A Leitura e a Escrita como Elementos Indispensáveis na Construção da Cidadania


            Ler, escrever e utilizar tais competências no dia-a-dia de maneira positiva é uma exigência social no contexto atual. Quando isso não ocorre sérios problemas acontecem na vida dos sujeitos que acabam não tendo consolidada a sua cidadania.
            Estar alfabetizado no mundo atual é poder entrar em contato com os conhecimentos e informações que nos rodeiam e nos garante o acesso aos bens comuns da sociedade. Diariamente nos é expostas situações em que o domínio da leitura e da escrita torna-se imprescindíveis para a nossa vivência e sobrevivência. Códigos, símbolos e outros elementos se apresentam a todo instante e em todo lugar, exigindo de nós a capacidade de decodificá-los e assim, fazer uso dos mesmos de uma forma proveitosa, racional e significativa.
            Numa sociedade letrada, marcada por signos, a não-apropriação dos conhecimentos básicos para o desenvolvimento da cidadania acaba tornando-se um entrave na vida dos indivíduos. A dificuldade para comunicar-se, pegar um transporte, orientar-se geograficamente ou compreender alguns acontecimentos e fatos do cotidiano, são alguns dos problemas que enfrentam os milhões de não-alfabetizados do nosso extenso País.
            Como uma das condições básicas para a cidadania, a leitura e a escrita se constituem, talvez, como os principais conhecimentos para a efetivação dos direitos humanos, os quais sempre requeremos. Não garantido isso, ficamos à mercê de todos os tipos de flagelos humanos. Uma nação que queira verdadeiramente se desenvolver, precisa erradicar o analfabetismo, porque assim estará promovendo a dignidade e a cidadania.