domingo, 24 de julho de 2011

Sonhando com o Mestrado

Na sexta-feira, dia 22/07/2011 me inscrevi para a Seleção de Aluno Especial do Mestrado em Educação na Contemporaneidade da UNEB. A Disciplina escolhida foi "Formação do Educador", em que pretendo discutir sobre uma nova concepção avaliativa na educação, principalmente na Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Segue a justificativa construída com o apoio, correções e orientações da colega, professora Mille Caroline

"A pretensão em ocupar uma vaga como aluno especial na Disciplina “Formação do Educador”, representa um enriquecimento de elementos teóricos e metodológicos capazes de fundamentar um projeto de pesquisa que a priori denomino: "Repensando a Prática de Avaliação da Aprendizagem Escolar: Por uma outra Abordagem”, na Escola Municipal Professora Nair de Almeida Brito Souza, em Nazaré, cidade localizada no recôncavo baiano, conhecida historicamente pela educação desenvolvida no antigo Colégio, chamado Educandário Clemente Caldas. Uma Escola Normal, que atendia professoras de Nazaré e cidades circunvizinhas. A partir da pesquisa in locu, será observado a importância e desafio dos professores da Escola Municipal Professora Nair de Almeida Brito Souza, desenvolverem espaços pedagógicos que propiciem a efetivação de uma avaliação da aprendizagem, enquanto instrumento contínuo. Embora a avaliação seja um dos elementos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem, a sua prática majoritária nas escolas é utilizada como instrumento de poder. Percebe-se que ainda pratica-se uma avaliação que não condiz com a necessidade contextual e não se configura como uma avaliação que efetivamente traduz a realidade do nível de conhecimento que os educandos possuem, ou podem vir a possuir. É preciso um repensar sobre esse elemento que tem sido desenvolvido nas escolas de uma forma distorcida e que a cada dia se distancia mais e mais da avaliação da aprendizagem considerada mais adequada. Por esse motivo, a escolha pela Disciplina Formação do Educador, servirá como subsídio para mediar minha futura pesquisa, me proporcionando um novo olhar, uma profunda reflexão e novas discussões sobre outras concepções avaliativas, em que notas ou conceitos não sejam as únicas formas de avaliação. Dessa forma, a escola compreenderá que a sua função é diagnosticar, mediar e garantir a aprendizagem, ao invés de medir, julgar e consequentemente “selecionar” os aprovados e “excluir” os reprovados".

                                                                                                                                                                                     Alexsandro Conceição.
  

terça-feira, 19 de julho de 2011

A Caminho de Salvador

Na segunda-feira, dia 18 de julho, viajei para prestar uma seleção, a fim de ocupar uma vaga como coordenador de área num projeto da EJA, no Núcleo de Extensão (PROEX), Universidade do Estado da Bahia (UNEB).