domingo, 22 de agosto de 2010

Currículo: Instrumento de Mudança

Ao longo dos anos no Brasil, o currículo tem sido discutido e analisado sob diversos enfoques. Sempre há constantes debates e interesses em compreender o processo curricular brasileiro. Nunca neutro, o currículo está sempre centrado em uma abordagem de ensino e/ou tendência pedagógica, ainda que implícita. Ele torna-se um aspecto importante para que a escola cumpra (ou pelo menos tente cumprir) o seu papel essencial que é o desenvolvimento integral dos indivíduos, preparando-os para a vida em sociedade.
Quando surgiram no Brasil os primeiros debates sobre currículo, teóricos brasileiros buscavam compreendê-lo e assim redirecioná-lo às necessidades brasileiras. O Movimento da Escola Nova surgiu tendo como principal mentor e líder o educador baiano Anísio Teixeira. Esse movimento, objetivava superar a Pedagogia Jesuítica Tradicional, era baseado no Progressivismo Americano e Europeu e havia a intenção de adequá-lo às realidades brasileiras. Esse ecletismo também se deu com relação à tendência pedagógica. Durante muitos anos, houve no campo do currículo, uma combinação entre idéias da Pedagogia Progressivista e elementos da Pedagogia Tecnicista, com maior enfâse, na maioria das vezes, na segunda.
Sendo um instrumento sempre imbuído de intencionalidade, para construí-lo é necessário que se tenha consciência da visão de homem e de sociedade que se tem e do tipo de homem que se quer formar, para que tipo de sociedade se quer construir.
É preciso que se tenha claro uma filosofia de educação para que a mesma atinja o seu objetivo primordial: formar cidadãos plenos, partícipes e com papéis ativos numa sociedade com relações harmoniosas e democráticas, portanto o currículo é perpassado por ideologias e relações de poder. O mesmo torna-se de difícil concretização, afinal os professores adquirem esses conhecimentos críticos, trabalham em ambientes com instrumentos e relações tecnicistas, sofrendo pressões e influências das mesmas e carregam consigo ainda um arcabouço profundamente tradicional.

2 comentários:

  1. Ótima análise.
    Um tanto quanto densa,
    mas bastante fundamentada.

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  2. OLáaaaaaaaaaaaaaaa
    Que prazer, que alegria,por enquanto ainda não vou postar nenhum comentário, só quero demonstrar a minha satisfação em vê-lo crescendo.
    Dídima

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