quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aula de Campo

Realizamos uma aula de campo no Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos com três turmas do Colégio Educandário Jardim das Oliveiras. O objetivo era observarmos a ortografia antiga e compara com a atual, além de analisarmos nomes "diferentes" que na maioria das vezes não vemos mais. A aluna Bianca Nascimento, com muita responsabilidade, compromisso, sabedoria e inteligência comentou sobre a aula, demonstrando também competência na pesquisa:  

"Segunda aula de campo que nós tivemos só que meio diferente...

Uma aula de campo no ''cemitério''. as turmas que participaram dessa aula foi o 8ºano e o 6º.
Nosso cemitério é considerado um dos mais bonitos do Brasil. NA época em que foram enterrados os primeiros corpos, os corpos mais ''velhos'' eles escreviam bem diferente por exemplo, a palavra mortais antes era escrito mortaes com e, descançam era escrito como descanção com c cedilha
As covas com o nome data de nascimento e data de morte com um ''x'' do lado significa que o corpo já deve ser tirado. Depois de 3 anos mais ou menos, a familia do falecido não procurar o coveiro para  guardar os restos mortais o corpo é queimado e jogado fora. 
Olhando algumas covas, vimos alguns nomes engraçados, diferentes dessa época de agora como: Cerminio, Agapito, Zilmarinda, Domingas, Estelita, Ambrozina, Juarez, Tertuliana, Amarilda, Ismenia, Demerval, Altamirande, Jazigo, Aurelina,Perpetuo etc. Lá encontramos um coveiro que ia fazer 22 anos trabalhando nessa profissão".

                                                                                                                                                   Bianca Nascimento 

Um comentário: