domingo, 27 de fevereiro de 2011

Palestra com Cipriano Luckesi

No último dia 14, a nossa cidade, Nazaré-Bahia, foi premiada com uma palestra do Professor Doutor Cipriano Luckesi sobre Avaliação da Aprendizagem Escolar. Na ocasião, o mesmo abordou o tema, dando ênfase principalmente a distinção entre "exames" e "avaliação", conceituando avaliação como um levantamento de dados da qualidade da ação pedagógica e, por conseguinte, a tomada de decisão (intervenção na realidade), além de propor sugestões para a efetivação de uma ação avaliativa mais significativa e "construtiva".

Foto do evento



O Moreno

Já iniciei a escrita do meu segundo romance que será intitulado "O Moreno". 
O livro tem como personangem principal um homem chamado Manuel, apelidado de Moreno, nascido na zona rural e que após mudar-se para a zona urbana vivencia as diversas dificuldades e vicissitudes desse "outro mundo". A narrativa intercala momentos cômicos e comoventes.

A Leitura e a Escrita como Elementos Indispensáveis na Construção da Cidadania


            Ler, escrever e utilizar tais competências no dia-a-dia de maneira positiva é uma exigência social no contexto atual. Quando isso não ocorre sérios problemas acontecem na vida dos sujeitos que acabam não tendo consolidada a sua cidadania.
            Estar alfabetizado no mundo atual é poder entrar em contato com os conhecimentos e informações que nos rodeiam e nos garante o acesso aos bens comuns da sociedade. Diariamente nos é expostas situações em que o domínio da leitura e da escrita torna-se imprescindíveis para a nossa vivência e sobrevivência. Códigos, símbolos e outros elementos se apresentam a todo instante e em todo lugar, exigindo de nós a capacidade de decodificá-los e assim, fazer uso dos mesmos de uma forma proveitosa, racional e significativa.
            Numa sociedade letrada, marcada por signos, a não-apropriação dos conhecimentos básicos para o desenvolvimento da cidadania acaba tornando-se um entrave na vida dos indivíduos. A dificuldade para comunicar-se, pegar um transporte, orientar-se geograficamente ou compreender alguns acontecimentos e fatos do cotidiano, são alguns dos problemas que enfrentam os milhões de não-alfabetizados do nosso extenso País.
            Como uma das condições básicas para a cidadania, a leitura e a escrita se constituem, talvez, como os principais conhecimentos para a efetivação dos direitos humanos, os quais sempre requeremos. Não garantido isso, ficamos à mercê de todos os tipos de flagelos humanos. Uma nação que queira verdadeiramente se desenvolver, precisa erradicar o analfabetismo, porque assim estará promovendo a dignidade e a cidadania.

sábado, 28 de agosto de 2010

A Via Crúcis de Severino

Depois de muito tempo em processo de escrita, concluí o meu romance intitulado “A Via Crúcis de Severino”. O livro é uma mistura entre aspectos reais e ficcionais e narra a história de um menino negro e pobre que queria ser um jogador profissional de futebol. Ele passa por diversas adversidades e, sempre no caminho da retidão, tentará com todas as suas forças realizar a sua grande quimera. A obra trata de preconceitos, racismo, desigualdade social, abuso sexual, violência, sonhos e educação, enfatizando a leitura como um elemento crucial para o desenvolvimento de forma plena do ser humano.

domingo, 22 de agosto de 2010

Currículo: Instrumento de Mudança

Ao longo dos anos no Brasil, o currículo tem sido discutido e analisado sob diversos enfoques. Sempre há constantes debates e interesses em compreender o processo curricular brasileiro. Nunca neutro, o currículo está sempre centrado em uma abordagem de ensino e/ou tendência pedagógica, ainda que implícita. Ele torna-se um aspecto importante para que a escola cumpra (ou pelo menos tente cumprir) o seu papel essencial que é o desenvolvimento integral dos indivíduos, preparando-os para a vida em sociedade.
Quando surgiram no Brasil os primeiros debates sobre currículo, teóricos brasileiros buscavam compreendê-lo e assim redirecioná-lo às necessidades brasileiras. O Movimento da Escola Nova surgiu tendo como principal mentor e líder o educador baiano Anísio Teixeira. Esse movimento, objetivava superar a Pedagogia Jesuítica Tradicional, era baseado no Progressivismo Americano e Europeu e havia a intenção de adequá-lo às realidades brasileiras. Esse ecletismo também se deu com relação à tendência pedagógica. Durante muitos anos, houve no campo do currículo, uma combinação entre idéias da Pedagogia Progressivista e elementos da Pedagogia Tecnicista, com maior enfâse, na maioria das vezes, na segunda.
Sendo um instrumento sempre imbuído de intencionalidade, para construí-lo é necessário que se tenha consciência da visão de homem e de sociedade que se tem e do tipo de homem que se quer formar, para que tipo de sociedade se quer construir.
É preciso que se tenha claro uma filosofia de educação para que a mesma atinja o seu objetivo primordial: formar cidadãos plenos, partícipes e com papéis ativos numa sociedade com relações harmoniosas e democráticas, portanto o currículo é perpassado por ideologias e relações de poder. O mesmo torna-se de difícil concretização, afinal os professores adquirem esses conhecimentos críticos, trabalham em ambientes com instrumentos e relações tecnicistas, sofrendo pressões e influências das mesmas e carregam consigo ainda um arcabouço profundamente tradicional.