sábado, 30 de abril de 2011

Portfólio Docente

Utilizo sempre o portfólio que é um elemento de organização e arquivo de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados com a intenção de fornecer uma síntese do percurso ou trajetória de aprendizagem. A forma dicionarizada desta palavra é “Porta-fólio” (pasta ou álbum para guardar folhas de papel, com desenhos, imagens, produções de um artista ou autor).
"As traduções em Língua Portuguesa vêm utilizando “portifólio”. Há um consenso sobre as dimensões que devem constar da avaliação de um portifólio:
·         A auto-avaliação pelo aluno;

·         A avaliação pelo (a) professor (a), a partir de: critérios formais e técnicos (objetivos executados, forma de apresentação); critérios qualitativos (relativos ao progresso do aluno, tendo em vista seus patamares iniciais e as aprendizagens ou capacidades evidenciadas);

·         A apresentação de dados concretos sobre os progressos dos alunos para os seus pais.

O sentido maior do uso desse instrumento seria o registro acumulativo e progressivo de dados pertinentes às aprendizagens, em torno de duas direções que o aluno se coloca: o que aprendi? De que forma aprendi? A partir desses eixos, construirá o registro de ações, atividades espontâneas ou dirigidas pelo professor ou pela professora, produções próprias ou reproduções de informações ou documentos, coletas de informações em outras fontes, apreciações e dificuldades. A periodicidade de sua elaboração é determinada pelos objetivos de cada etapa de aprendizagem e pelas motivações ao longo do processo, podendo ser trimestral ou mesmo anual.
Os portifólios não são registros destinados apenas a crianças ou alunos. Pode ser muito valiosa e prazerosa a elaboração do portifólio de professor (a).
É importante, ainda, que professores e professores que alfabetizam compartilhem suas experiências de uso de portifólios em seus trabalhos, registrando suas impressões sobre o significado desse instrumento em sua prática de ensino, seus efeitos nos alunos e nas famílias. Caso não existam essas experiências, a constituição de grupos de estudo sobre o tema e a realização de oficinas podem ser boas estratégias iniciais".

                                                                                                                                     (Pró-letramento)









Um comentário:

  1. É por essas e outras que te tenho como 'parceiro'. Você me inspira!

    ResponderExcluir