sábado, 30 de abril de 2011

Tendências Pedagógicas


As Tendências Pedagógicas que orientam a maioria dos professores e professoras no processo educacional, ainda hoje, são as Tendências Liberal Tecnicista e Liberal Tradicional. Na verdade, o que observamos são influências e resquícios dessas tendências, que oficialmente já entraram em desuso.   
O termo "liberal" nada tem a ver com algo “democrático”, “aberto à participação” ou relacionado a “progresso”. Este termo surgiu, advindo do sistema capitalista que defendia o predomínio da liberdade e dos interesses individuais na sociedade e a organizou com base na propriedade privada dos meios de produção. (LIBÂNEO, 1996, p. 21)
            A Tendência Liberal Tradicional consiste em preparar os alunos intelectual e moralmente para assumirem seu papel na sociedade. A escola tem um compromisso com a cultura, deixando para a sociedade a preocupação com os problemas sociais. Os alunos que não conseguem avanços devem procurar o ensino técnico–profissionalizante. Os conteúdos valorizados são os conhecimentos e valores acumulados pela sociedade e que são “passados” como verdades absolutas e inquestionáveis. O método é baseado na exposição verbal, na repetição e memorização. A autoridade do professor é necessária para garantir a passividade, a atenção e o silêncio dos alunos. Os conteúdos são dados numa progressão lógica, através de interrogatórios orais, exercícios e trabalhos para casa, além de provas escritas. De concepção positivista, essa tendência surgiu durante a sociedade feudal, se estendeu até 1945 (segunda guerra mundial) e tem como principal teórico o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917).
            Já a Tendência Liberal Tecnicista, teve como principal pensador o norte-americano Burrus Frederic Skinner (1904-1990) e surgiu entre os anos de 1964 a 1980. Nessa tendência, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e objetiva produzir indivíduos com “competência” para o mercado de trabalho. Há uma ênfase na técnica e no controle das condições ambientais, a fim de garantir a transmissão e recepção de informações. O professor é visto como o elo da relação entre o aluno e a verdade científica. Com concepção behaviorista, essa tendência entende o ensino como um processo condicionante através dos “reforços positivos”. O objetivo maior dessa pedagogia é o estudo científico do comportamento. Segundo Skinner: “Se a ocorrência de um (comportamento) operante é seguida pela apresentação de um estímulo (reforçador), a probabilidade de reforçamento é aumentada.”
            Pela incompletude dessas tendências no atual contexto, adotamos a perspectiva construtivista, pois entendemos que o construtivismo surge em contraposição ao ensino mecânico, dogmático em que os educandos não participam da construção do seu conhecimento. O Construtivismo apoia-se no princípio de que o conhecimento adquirido não é algo que vem de fora, de uma pessoa para outra ou através de leituras apenas, e sim, através de experiências que participamos ativamente, conhecendo-as, pesquisando-as, experimentando-as e refletindo sobre elas. Dessa forma - numa sociedade do conhecimento, da tecnologia e da comunicação - entendemos que a concepção construtivista melhor contempla o momento atual no qual estamos inseridos.       

Um comentário:

  1. Uau! Teoria pura.
    Galera que está estudando para concursos, o ponto de encontro é aqui! rs

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